Quais os critérios para avaliar se o terapeuta é bom?

terapeuta1

 

 Como moderadora da maior comunidade do Orkut, e como clínica atuante, sou muitas vezes procurada nesse sentido, tanto por pessoas que querem avaliar meu trabalho quanto por pessoas de outros estados e países que querem minha opinião sobre o terapeuta ao qual estão submetidas.

Claro, meu objetivo aqui não é arrogante, de dizer que sou uma terapeuta maravilhosa e superior aos outros. Meu objetivo é nortear quais devem ser os parâmetros para encontrar um bom profissional, dentro da realidade vigente no mercado.

Avalie seu material de divulgação

No mundo de hoje, todo bom terapeuta de vidas passadas tem um bom site, e normalmente livro publicado. É importante ler esse material com cuidado antes de marcar a sessão, para ver se está de acordo com o que você está buscando e acredita.

Embora o leigo não saiba, existem várias abordagens sobre a Terapia de Vidas Passadas no Brasil. Umas mais científicas, outras mais espirituais, outras mais meditativas.

Dentro de cada abordagem, o bom terapeuta será sempre neutro na parte espiritual, jamais incentivando o cliente a seguir essa ou aquela linha, e jamais adaptando seu trabalho a uma determinada religião para atrair esse público específico.

Para quem não sabe, a TVP tem 4 teóricos principais: Morris Netherton, Hans Tendam, Roger Woolger e Edith Fiore. Qualquer abordagem séria deriva deles, e é bom checar se o terapeuta está familiarizado com o trabalho dos quatro autores.

Verifique na internet e com conhecidos se há queixas contra ele(a)

Caso o terapeuta tenha cometido alguma falta grave, a propaganda boca a boca é a principal para que isso seja conhecido do público. Deve-se sempre checar a informação, naturalmente, para elucidar se trata-se de uma questão pessoal, mas se um terapeuta é mal falado pelo público normalmente não é um terapeuta sério.

Infelizmente, a maioria das pessoas não denuncia quando é mal atendida, por não querer levar o caso adiante. Caso isso fosse feito, seria uma ótima forma de facilitar a otimização do quadro de profissionais, já que os terapeutas ruins não conseguiriam mais clientes e seriam obrigados a se retirar do meio. Isso já costuma acontecer, mas a passos menos rápidos do que seria ideal.

Não acredite em resultados miraculosos

A TVP é rápida, mas não é milagre. Qualquer terapeuta que prometa cura em poucas sessões estará fazendo propaganda enganosa, pois o inconsciente de cada um é único e não é possível prever a priori a duração do tratamento.

Entre terapeutas sérios, é comum que a terapia dure no mínimo 4 meses, podendo se estender a um ano ou mais.

Também não se permita ser enrolado

Por outro lado, muitos terapeutas – por motivos financeiros – acabam estendendo a alta da terapia muito além do que deveriam, para não perderem o cliente.

Naturalmente essa é uma atitude burra, pois mais vale fazer um bom trabalho e receber indicações do que ficar recebendo por consultas enrolativas. Logo, responsabilize-se sempre por saber o andamento do tratamento e perceber os resultados em si, nem rápido demais nem lento demais.

Verifique a ética pessoal

Um bom terapeuta de vidas passadas precisa ter um bom conhecimento espiritual e uma vida condizente com os princípios que divulga. Em pequenas atitudes, essas virtudes são demonstradas: sensibilidade, pontualidade, respeito ao próximo, dedicação ao trabalho, preocupação com a harmonização do cliente e do ambiente onde a terapia é feita, erudição, energia positiva, cobrança correta pelos honorários.

Nada pior do que um terapeuta que não se cuida, que possue uma vibração baixa, ou que é uma pessoa desagradável e de difícil trato. Isso significa falta de supervisão, de terapia pessoal e de harmonização espiritual – absolutamente necessária para os bons profissionais do ramo.

Já ouvi relatos de terapeutas que atenderam o celular no meio da sessão e ficaram explicando para um possível novo cliente como funcionava o tratamento, enquanto o pobre cliente atual estava lá no meio de sua regressão. Uma atitude como essa é inadmissível e lamentável.

Verifique a formação do terapeuta

Um bom terapeuta estudou, e muito. O conhecimento da TVP é muito específico e detalhado, e requer sólido conhecimento e prática. Verifique que curso de formação ele fez e qual foi sua duração.

Nunca busque um terapeuta que fez um curso de final de semana ou breve, pois ele não terá o conhecimento e prática para intervir caso alguma situação mais complexa se apresente.

Tome cuidado também com pessoas que criaram teorias mirabolantes sem embasamento teórico, por “revelação espiritual”. Se uma teoria é consistente há estudos sobre ela (feitos por mais de uma pessoa) e resultados comprpvados. E se a teoria faz parte da TVP, encontra respaldo nos autores já citados, senão trata-se de outra corrente que não deve ser encarada como TVP.

Fique atento à empatia

Por fim, o terapeuta pode ser o mais credenciado do mundo, mas o fator empatia é muito importante. Caso você não se sinta à vontade com ele ou ela, busque expor o que incomoda, pois pode haver algo a ser feito. Caso não haja nenhuma solução possível, ou não haja abertura do profissional para debater o assunto, busque outro especialista.

Lembre-se: qualquer bom terapeuta está aberto a críticas, investigações e colocações de seus clientes ou pessoas que estejam buscando seu trabalho. Quem tem uma boa formação e confia no que faz não tem o que temer ou melindrar, e será humilde para colocar-se à prova.

Espero que as orientações sejam úteis e que sua terapia seja maravilhosa!

Camila Sampaio

Atendimento em São Paulo

Site: http://www.terapiadevidaspassadas.net

E-mail: camilasampaio@yahoo.com.br

Fones: (11) 9502 2176

Deixe um comentário