Regressão simbólica

      blog

      Muitas pessoas pensam que a Terapia de Vidas Passadas acontece como se fosse um filminho, uma história que vai sendo contada. Para algumas pessoas é assim de fato, mas para muitas não.

      Um tipo específico de pessoas tem o que chama-se Regressão Simbólica. A pessoa pode ter os seguintes tipos de percepção:

 Objetos que remetem a algo

      Por exemplo, a pessoa vê uma taça. Essa taça remete a prosperidade, ou à necessidade dela buscar se nutrir mais com coisas que goste. Em situações assim, sempre cabe ao terapeuta perguntar o que aquele objeto quer dizer para ela, qual o significado que tem em sua vida.

      Regressões assim acabam ficando parecidas com a Associação livre de Freud, e é exatamente essa a idéia: ir configurando o psiquismo como se fosse um quebra-cabeças. A diferença é a leitura que daremos às imagens, considerando que tanto elas podem remeter a algo da vida atual como também de vidas passadas ou de um período entre vidas no astral.

 Cenas em lugares abstratos

      Por exemplo, uma paciente percebeu uma vez um prédio comercial. Ao ser investigada a cena, foi visto que não era  nenhum prédio que ela conhecesse ou conheceria, era um prédio genérico que foi mostrado com o objetivo de chamar a atenção dela para seu lado profissional, que ela estava negligenciando.

      É comum também aparecerem cenários de sonhos recorrentes, cujo conteúdo foi criado justamente para simbolizar algo que a pessoa precisava entender em sua caminhada evolutiva. Na regressão esse cenário é retomado para que o psiquismo expresse o que exatamente queria dizer.

 Cores e formas

      Muitas pessoas – mais do que se pensa – percebem apenas cores, luzes, fachos de luz, sombras passando em suas regressões. É como se o inconsciente fosse se comunicando em forma de cromoterapia, simbolizando situações negativas com cores escuras e o amparo espiritual com cores claras.

      Também acontece da percepção ser uma série de formas geométricas desconexas, mais ou menos como o plano de fundo do Windows Media Player. De alguma forma a energia negativa de passado vai sendo transmutada sem que necessariamente a pessoa entenda como.

 Animais

      Também podem aparecer animais guias, que nos levam para cenários impalpáveis. Nesse caso, a idéia é exatamente o que é descrito no livro “Resgate da alma” (que está nas leituras indicadas) como configurando uma viagem xamânica. O diferencial é que o próprio paciente vivencia isso, e justamente por alguns não terem treino mediúnico não conseguem perceber de forma mais tangível o que acontece.

      O animal que aparece pode ser o próprio animal de poder da pessoa (o que no xamanismo seria similar ao que conhecemos por mentor) ou pode estar trazendo alguma mensagem associativa, seja pelas próprias características do animal, seja por algo que ele lembre.

       Em qualquer uma das possibilidades, o que importa não é a forma de acesso da pessoa, mas sim o trabalho de drenagem e transmutação feito na sessão.

      Para muitas pessoas que têm regressão simbólica a impressão é de decepção, por estarem esperando algo diferente. Mas mal elas sabem o quanto aquele conteúdo, aparentemente inocente, pode ser absolutamente profundo e até iniciático na sua história pessoal.

      É comum que a pessoa ao vivenciar os efeitos benéficos da regressão não associe sua melhoria ao processo, que para ela foi apenas imaginação, ou algo besta e sem sentido que a mente criou. Não importa, o bom terapeuta está acostumado a acolher esse tipo de percepção e deixar que o tempo se encarregue de mostrar os fatos à pessoa. E caso ela mesmo assim não admita que o processo foi responsável pela mudança, o que vale é saber que foi possível ajudá-la com os símbolos, mesmo que ela não perceba.

      Caso na sua experiência sua regressão seja simbólica, não se preocupe. Se entregue ao processo, mesmo que o racional tenha dificuldades. Nosso lado simbólico é muito mais sábio do que nosso lado intelectual, e sabe o que está fazendo. Claro, em regressões assim é fundamental o preparo do terapeuta, mais ainda do que normalmente. (leia artigo sobre isso aqui)

      Deixe os símbolos te harmonizarem e fazerem seu trabalho, aliado ao bom terapeuta o resultado é surpreendente!

Camila Sampaio

Atendimento em São Paulo

Site: http://www.terapiadevidaspassadas.net

E-mail: camilasampaio@yahoo.com.br

Fones: (11) 9502 2176

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s